Yoga na educação
nossos princípios
Vida simples e pensamento elevado
Em 2008, nascia a Arte de Ser a partir da vontade de um grupo de professoras de meditação que tinha como inspiração os ensinamentos de Paramahansa Yogananda, educador e grande mestre indiano da ciência da Yoga. Esse grupo sonhava em plasmar no Brasil uma escola baseada nos princípios How-To-Live: sistematização da Yoga para a área da Educação, como a primeira que Yogananda fundou em 1917, na Índia. Juntadas as forças, esse grupo conseguiu materializar seu sonho no Grupo de Meditação da Self-Realization Fellowship da Vila Madalena, que cedeu um espaço para a escola começar. Em pouco tempo, a Arte cresceu muito com a ajuda das famílias e foi para a casa da Rua Mario, na Vila Romana, Lapa, onde está até hoje.
O objetivo de Yogananda, ao fundar a primeira escola How-To-Live, foi o de associar os métodos educacionais com o aprendizado da ciência da Yoga e da vivência dos valores humanos universais no dia a dia escolar. O sistema é dividido em quatro pilares para o desenvolvimento integral do ser humano:
Aprendizagem sobre os princípios de energia que regem o corpo. Os hábitos saudáveis – como uma boa alimentação, a importância da respiração, o respeito aos ritmos da vida para o equilíbrio entre o brincar, comer e dormir – são transmitidos através de diversas vivências lúdicas para que a própria criança possa desenvolver a consciência de como construir uma vida saudável, feliz e equilibrada.
Por meio de atividades de concentração, incentivamos vivências para despertar a força de vontade, a perseverança, a coragem e o otimismo para a construção de uma mente forte e serena, inspirada em nobres ideais. A capacidade de discernir entre bons e maus hábitos é trabalhada em atividades lúdicas como caça ao tesouro, jogos, histórias, entre outros.
As artes da cooperação, do compartilhar e da gentileza levam à percepção da interdependência que temos todos como seres humanos e toda a Natureza. Cultivar isso desde a mais tenra infância é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, pacífica e amorosa e trazer o equilíbrio para o planeta como um todo.
O desabrochar da criança para sua riqueza interior é o principal objetivo da filosofia How-To-Live. As pequenas práticas de interiorização, contemplação, cantos e meditação e todas as vivências propostas que levam ao autoconhecimento contribuem para a percepção de que existem leis que governam o Universo e cada um de nós é agente de seu próprio destino.
Uma escola sem fins lucrativos
A Associação Educacional Arte de Ser é uma instituição sem fins lucrativos, que busca promover uma educação voltada aos princípios dos valores universais, inspirada na filosofia How-To-Live de Paramahansa Yogananda. Dentro do espírito de trabalho coletivo, a colaboração do corpo pedagógico, das famílias e de toda comunidade faz parte do ideal de gestão participativa da Arte de Ser. Para aprofundar este caminho, temos os representantes das famílias, com seus grupos de trabalho, que fortalecem essa união entre escola e família. O ideal é que cada colaborador, cada educador, cada família e, principalmente cada criança, sinta-se pertencente e atuante, em sintonia com os valores e ideais da Arte de Ser, em clima de integração e solidariedade.
A direção geral da escola é gerida por um Conselho formado por representantes do seguinte tripé: Mantenedora (responsável pela administração geral), Pedagógico (rege o corpo de educadores) e Grupo de Estudos How-To-Live, organizado pelo Programa Omnisciência de Yoga e Educação para Paz, que presta consultoria nessa área para a escola, desde a sua fundação.
Plano Curricular
Apoiada nessa filosofia, a Arte de Ser desenvolveu o seu Plano Curricular respeitando o processo de desenvolvimento integral da criança – corpo, mente e espírito. Somos uma escola de educação infantil, aprovada pelo MEC. Nossa espinha dorsal é a ciência da Yoga, e buscamos também inspiração nas metodologias de aprendizagem que consideram esse olhar integral para a educação, como a Pedagogia Waldorf, Montessori, Abordagem Pikler, Educação em Valores Humanos, Disciplina Positiva, Comunicação Não-Violenta, Pedagogia Sistêmica, entre outras.
Nossas atividades são desenvolvidas a partir dos pilares How-To-Live – Ciência do Corpo, Engenharia Mental, Artes Sociais e Ciência Espiritual Aplicada – em vivências pedagógicas lúdicas. Trabalhamos esses quatro pilares no dia a dia escolar, mas nos debruçamos em atividades mais aprofundadas de acordo com o pilar escolhido para ser trabalhado em um determinado mês. Os pilares funcionam como um eixo em torno do qual gravitam todas as demais atividades, seguindo o princípio de unidade formativa interdisciplinar. Todos os planejamentos mensais são desenvolvidos por meio de cantos, poesias, versos, jogos, rodas rítmicas, histórias e meditações temáticas que reforçam na criança sua alegria de viver e a confiança no mundo. A conexão da criança com os ritmos naturais da vida por meio das Estações do Ano traz também uma grande oportunidade delas conhecerem a si mesmas.
Projeto Heróis da Verdade – os ensinamentos dos grandes mestres da Humanidade e os valores humanos por ele praticados fazem parte do projeto Heróis da Verdade, do Programa Omnisciência de Yoga e Educação para Paz. O projeto Heróis da Verdade procura trazer vivências inspiradas nas histórias de vida desses grandes seres que nos trouxeram, com sua sabedoria, imensa luz ao Planeta. Gandhi, Buda, Cristo, Yogananda, Tagore, Francisco de Assis, Madre Teresa de Calcutá e Irmã Dulce são alguns dos personagens que nos trazem a oportunidade de ampliar nosso olhar para o objetivo da existência humana.
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